A ligadura elástica de hemorroidas, também conhecida como bandagem de hemorroidas com elástico, é uma opção de procedimento minimamente invasivo que trata as hemorroidas e ajuda a prevenir seu retorno.
As hemorroidas são veias dilatadas associadas a frouxidão do tecido na parte inferior do ânus e do reto. Estas podem causar desconforto anal, sangramento, dor anal e coceira e tendem a ser mais comuns à medida que as pessoas envelhecem, ganham muito peso ou fazem esforço físico de forma intensa, além de pacientes em fase avançada da gravidez.
Na grande maioria das vezes, as pessoas podem tratar as hemorroidas com medicamentos aplicados em casa, entretanto, em uma parcela dos casos esse tratamento somente com cremes e pomadas não se mostram efetivos.
Nestes casos, a aplicação de ligadura elástica para hemorroidas pode ser uma opção de tratamento eficaz. No entanto, o procedimento pode não ser adequado para todos, principalmente, se as hemorroidas já estiverem muito grandes, nestes casos a cirurgia acaba tornando-se um tratamento mais definitivo.
Neste artigo, vou descrever o que é a ligadura elástica para hemorroidas, quem precisa delas e o que esperar desse método simples, seguro e de baixo custo! Também falo sobre a eficácia das ligaduras e se existem tratamentos alternativos.
A ligadura elástica é um procedimento realizado na base das hemorroidas onde amarramos um elástico (foto 1), assim cortamos o fluxo sanguíneo para a hemorroida e causamos uma isquemia, que é exatamente essa falta de suprimento sanguíneo. Na maioria das vezes, é possível tratar na mesma sessão com a aplicação dos anéis de borracha todos os vasos dilatados doentes. Importante salientar que esses elásticos devem ser colocados nas hemorroidas internas.
Para fazer este procedimento, o médico insere um instrumento de visualização (anuscópio) no paciente e utiliza um outro instrumental que com um pequeno vácuo suga a região dilatada, apreende a hemorroida e um dispositivo dispara o elástico em volta da base da hemorroida. A hemorroida então sofre sem o fluxo sanguíneo e, consequentemente, encolhe e forma um tecido cicatrizado (fibrosado), diminuindo de tamanho até cair o elástico (figura 1), o que demora ao redor de 1 semana.
No lugar da hemorroida se formará uma cicatriz, ou seja, uma região de fibrose local. Consequentemente, esse tecido fibrosado causará uma retração das veias próximas evitando que as mesmas fiquem dilatadas, se projetem ou prolapsem para fora do ânus.
As pessoas respondem de maneira diferente a este procedimento, mas a maioria das pessoas consegue exercer suas atividades habituais já no dia seguinte. Apesar disso, solicito que evitem fazer exercícios físicos ou carregar peso por pelo menos 7 dias.
Pode ocorrer um desconforto local ou sensação de ter um corpo estranho no reto ou ter vontade de evacuar mais vezes ao dia, mas isso passa após 24 a 48 horas quando a hemorroida já inicia sua redução de tamanho. O uso de analgésicos e anti-inflamatórios nos primeiros dias controla bem esses sintomas.
O sangramento pode ocorrer 7 a 10 dias após a cirurgia, quando a hemorroida cai. O sangramento geralmente é leve e cessa espontaneamente, ou seja, é autolimitado.
Para reduzir o risco de sangramento, evite tomar aspirina e anticoagulantes alguns dias antes e alguns dias depois da ligadura elástica.
Recomendamos que os pacientes em recuperação pós procedimento aumentem a ingesta de fibras e líquidos para garantir um ritmo intestinal adequado com fezes mais pastosas, pois as fezes mais endurecidas podem machucar o local que está cicatrizando.
A ligadura elástica é um dos tratamentos mais usados para hemorroidas internas. Se ainda tiver sintomas o procedimento pode ser repetido, mas se após três ou quatro aplicações dos elásticos persistirem as queixas, a cirurgia para remoção completa da hemorroida deve ser considerada.
A ligadura elástica das hemorroidas pode ser realizada, segundo a classificação de graus das hemorroidas (figura 2), nos graus I, II e III. Esse procedimento quase nunca é apropriado para hemorroidas de quarto grau.
Efeitos colaterais ou complicações são muito raros, mas incluem:
A remoção cirúrgica de hemorroidas (hemorroidectomia) pode fornecer melhores resultados em longo prazo do que procedimentos menos invasivos, como ligadura elástica. Porém a cirurgia causa mais desconforto e dor no pós-operatório e requer tempo de recuperação mais longo. Todos esses aspectos devem ser considerados juntamente com o seu médico para escolher a técnica mais apropriada para o tratamento das hemorroidas.
A ligadura elástica pode ser realizada em consultório médico, no entanto, na maioria das vezes realizamos o procedimento sob sedação em ambiente hospitalar para trazer maior conforto e facilidades para o paciente. A alta hospitalar ocorre no mesmo dia após pelo menos 4 horas de observação após o procedimento.
Os pacientes que são submetidos a ligadura elástica em ambiente hospitalar são sedados, de maneira muito semelhante a uma sedação para realizar uma endoscopia por exemplo. Não é necessário anestesia geral ou raquianestesia.
Vale lembrar que a ligadura elástica necessita de equipamentos específicos e exige experiência do médico nessa técnica. Converse sempre com o seu médico e lembre-se de procurar uma avaliação com um profissional que tenha o título de especialista em Coloproctologia.
Quer saber qual a diferença entre hemorroida e fissura?