De repente aparece um caroço na borda do seu ânus ou sangue vermelho vivo nas suas fezes e você começa imaginar o pior dos desfechos. Será câncer? Vou morrer disso?
Não. As hemorroidas não viram câncer e não mata. Entretanto, ela pode te salvar de um. Mas como?
A doença hemorroidária corresponde a mais de 50% das causas de procura ao proctologista. Como são sintomas que causam pânico, estes pacientes buscam a consulta com certa urgência. E o alívio é imediato quando escuta do especialista que a doença em questão se trata “apenas” de uma hemorroida e não de uma doença com potencial maligno.
Uma vez dentro do consultório do coloproctologista, este além de fazer uma anamnese e examinar o doente de forma minunciosa, realizando o exame proctológico que é composto pelo toque retal e anuscopia (avaliação externa e interna do ânus e canal anal). E se for indicado também solicitará exames de check-up gastrointestinal.
Dentre esses exames, pode ser solicitada a colonoscopia. Este exame permite encontrar lesões pré-cancerigenas como pólipos e lesões sésseis com potencial de malignização. Além disso, a colonoscopia permite a retirada dessas lesões durante o próprio exame, como é o caso dos pólipos intestinais.
SAIBA MAIS SOBRE PREPARO PARA COLONOSCOPIA
SAIBA MAIS SOBRE PÓLIPOS INTESTINAIS - VÍDEO: https://youtu.be/UkmfWYhJZSc
Quero salientar a importância de conhecer seu próprio corpo e estar atento as mudanças e transformações pelas quais ele tem passado. Assim, com os primeiros sinais e sintomas de que algo está errado o seu médico de confiança pode investigar melhor, orientar e tratar adequadamente.
Esse alerta vai principalmente para os homens que costumam negligenciar os sintomas menores e só procuram acompanhamento médico quando estão com muita dor e desconforto, já com a doença bem evoluída.
Lembrando que a doença hemorroidária tem controle clínico muitas vezes, sendo possível tratar a hemorroida em casa e nem todas apresentam indicação cirúrgica. Por outro lado, os pacientes com indicação de retirar as hemorroidas cirurgicamente, apresentam grandes benefícios com a cirurgia, com uma notável melhora dos sintomas e da qualidade de vida.
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a cirurgia de hemorroida.
Espero que esse texto tenha respondido algumas dúvidas e apreensões. Quando buscar a avaliação cuidadosa de um especialista em coloproctologia certifique-se de que o mesmo possua o título de especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.