Você tem problemas para ir ao banheiro regularmente? Apesar de não ser algo normal, a constipação atinge a maioria das pessoas, independentemente da idade, peso ou organismo. A constipação intestinal também é conhecida como intestino preso, ressecado, lento, e etc.
A constipação intestinal é uma alteração que ocorre no funcionamento do intestino, que atrapalha a frequência evacuatória. A pessoa passa a ir cerca de 3 vezes ou menos, durante o período de uma semana, ao banheiro.
Apesar de ocorrer com mais frequência em idosos acamados e mulheres de todas as idades, esta é uma patologia que pode afetar homens e crianças também. Para evitar esse quadro, que pode se tornar crônico com passar dos anos se não for tratado, o ideal é manter hábitos alimentares saudáveis e que ajudem a estimular a evacuação.
A fibra é uma poderosa aliada para a dieta que previne a constipação intestinal, isso por que o corpo humano não é capaz de digerir corretamente a maioria dos alimentos. Por isso a fibra permanece no interior do intestino até o momento da eliminação, ela retém a água no bolo fecal tornando-o pastoso o suficiente para facilitar seu transporte através do intestino até o reto.
Esta patologia é decorrente da ingestão inadequada de água e fibras, além da falta da realização de atividades físicas, o que gera uma alteração no ritmo de trabalho do intestino e desenvolve a constipação intestinal.
Quando a constipação se torna um problema habitual é necessário procurar um médico especialista. Também em casos específicos onde a mudança é brusca na rotina intestinal, sem que tenha acontecido alguma alteração nos hábitos alimentares o ideal é agendar uma consulta com um coloproctologista.
Não existe segredo para acabar com a constipação, basta ter uma dieta nutritiva e balanceada para que o organismo continue (ou volte) a funcionar normalmente. A prisão de ventre pode ser evitada com alimentos ricos em fibras, como a aveia, frutas e verduras. A água também é importante para manter o organismo saudável.
A dica é comer pelo menos uma vez ao dia mamão e ameixa, folhas verdes como espinafre e alface. Mas não se esqueça que é preciso incluir a água na dieta, porque ao aumentar a quantidade de fibras ingerida pode deixar o intestino ainda mais preso se não houver água o suficiente para hidratar e formar o bolo fecal.
– Opte pelas verduras com folhas verdes, como o alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, brócolis, espinafre e nabo.
– Frutas: Mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco.
– Cereais: Gérmen de trigo, farelo de trigo, aveia em flocos grossos e quinoa.
– Sementes: Chia, linhaça, gergelim, semente de abóbora e de girassol.
Insira em sua dieta os alimentos integrais, como os pães, arroz e macarrão. E também tem os probióticos naturais, iogurtes naturais e kéfir. O certo é incluir estes alimentos em sua rotina alimentar todos os dias, pois apenas o consumo constante vai fazer com que o intestino funcione regularmente. Dá mesma forma, também é necessário evitar a todo o custo alguns alimentos que podem prender seu intestino.
Evite ingerir açúcar em excesso, como refrigerantes, bolos, doces, bolachas recheadas, chocolates, e etc. As gorduras ruins também atrapalham e ainda podem causar outros problemas para sua saúde, então corte as frituras e os fast food.
Algumas pessoas entendem que a quantidade ideal de água para um adulto é de dois litros por dia. Porém, na verdade essa quantidade pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo e ainda existem fatores que também podem influenciar.
É importante frisar esta informação: a água é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Pois é ela que transporta os nutrientes pelo corpo, regula a temperatura corporal e tem outras funções imperativas para uma boa saúde. Mais de 60% do corpo humano é composto por água.
A água hidrata as fibras que comemos, aumenta o bolo fecal e facilita a sua eliminação. Ela também mantém hidratado o tubo intestinal, o que faz com que as fezes passem por esse caminho sem dificuldades.
A quantidade para consumo vai variar por pessoa, já que a medida certa é baseada no peso. Em média 35ml/ kg por dia, isso na fase adulta. Exemplo, uma pessoa com cerca de 50 kg deve consumir 35×50 = 1.750. Já uma pessoa com 90 kg 90×35=3.150.
Como manter o intestino funcionando corretamente? Basta seguir uma dieta nutritiva e balanceada, tomar a quantidade ideal de água para seu organismo funcionar corretamente, realizar atividades físicas constantemente e ter hábitos saudáveis. Mantendo estes hábitos o intestino deve voltar a funcionar entre 7 a 10 dias.