Sangue nas fezes: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Sangue nas fezes ou sangramento anal, o que pode ser? Para responder a essa pergunta, é preciso fazer uma análise cuidadosa, já que, em alguns casos, a presença de sangue nas fezes nem é notada.

Neste artigo, você vai saber quais são as principais causas, quando você deve procurar um médico, quais são as alternativas de tratamento e também de prevenção para esse tipo de problema.

Primeiramente, entenda que o sistema digestivo começa na boca e vai até o ânus, ou seja, as fezes são o resultado desse processo.

Sangue nas fezes ou sangramento anal é, no entanto, um sinal de que algo nesse caminho precisa da sua atenção.

É importante analisar 3 características: quantidade do sangue, coloração do sangue e também o cheiro das fezes.

Continue a leitura e confira logo a seguir quais as principais causas desse sinal ou sintoma.

Por que sai sangue nas fezes? Conheça as principais causas

As causas do sangue nas fezes ou sangramento anal são várias e o tratamento também pode ser diferente de acordo com a situação.

Geralmente, quanto mais vermelho for o sangue, mais para o final do sistema digestivo está o problema, por exemplo doenças anais como hemorroidas e fissura.

Vale considerar que nos casos em que o sangue vermelho bem vivo for um sintoma do processo inicial de digestão (entre a boca e o estômago), é bem possível que ele apareça no vômito e não nas fezes, isso é chamado de hematêmese e pode estar relacionada a doenças como varizes de esôfago, úlcera gástrica e laceração do esôfago.

Vamos, então, entender as causas a partir de cada situação: melena (sangue escuro nas fezes), hematoquezia (sangue vermelho vivo nas fezes) e também casos em que o sangue está vermelho vivo, mas fica escondido e, portanto, é mais difícil de ser detectado, o que chamamos de sangue oculto.

1. Sangue escuro nas fezes

O sangue escuro nas fezes aparece quando o sangramento ocorre no início do processo de digestão (entre a boca e o estômago). Ou seja, ele integra é um sangue digerido, espesso e como odor bem fétido.

As principais causas são varizes esofágicas, gastrite hemorrágica grave, esofagite grave, úlceras gástricas e duodenais (em alguns casos causas pela infecção por H. Pylori e uso de anti-inflamatórios), síndrome de Mallory-Weiss (laceração esofágica após vômitos repetidos) e tumores no esôfago, estômago, duodeno ou papila duodenal.

Fezes escuras não necessariamente indicam sangramento ativo. Isso pode acontecer pelo uso de anti-coagulantes ou anti-inflamatórios, pela suplementação de ferro ou até pelo consumo de ferro através dos alimentos. Algumas fezes a ingestão de beterraba em grande quantidade podem simular um sangramento! Na dúvida se há ou não sangue pode-se colocar água oxigenada nas fezes, se borbulhar é sinal de que tem sangue mesmo.

Por isso, é importante observar com cuidado e procurar um médico. Mais adiante, nesse artigo, você vai saber quando é indicado buscar ajuda médica.

2. Sangue vivo nas fezes

O sangue vermelho vivo nas fezes pode ser um sinal de algum problema nas regiões do intestino grosso ou ânus.

Nesse caso, como o sangue não passou pelo processo de digestão no estômago, a cor não muda e fica bem aparente em volta ou com pequenos risquinhos nas fezes.

Em alguns casos, o sangue aparece somente no papel higiênico durante a higienização após a evacuação. Geralmente, se o sangue vivo aparece associado a dor anal na evacuação a chance de ser uma fissura anal é bem grande, no entanto, pode ser outras doenças com fístula anal e até um tumor de reto ou ânus.

As causas mais comuns são hemorroidas, divertículos intestinais, fissuras anais, Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, pólipos intestinais maiores e câncer de intestino grosso e reto – câncer colorretal.

Quem sofre com prisão de ventre – constipação, por exemplo, e costuma fazer muita força na hora de ir ao banheiro, é comum que apresente hemorroidas ou fissura.

Leia também sobre:

3. Sangue oculto nas fezes

Há casos em que o sangue vivo não pode ser detectado a olho nu. Como são pequenas quantidades no meio do bolo fecal, o sangue oculto nas fezes só é diagnosticado a partir de um ou mais exames mais específicos.

A suspeita de sangue oculto ocorre em pessoas que apresentam anemia sem causa aparente ou sinais de que o ferro está baixo.

As causas mais comuns de sangue oculto nas fezes são divertículos intestinais, colites, Doença de Crohn, pólipos, câncer colorretal, angiodisplasia, que são vasos mal formados que sangram com facilidade, ou tumores raros de intestino delgado como carcinóide.

Quando devo procurar um médico?

Depois de observar e detectar o problema, quando é a hora certa de procurar ajuda médica?

SANGUE NAS FEZES É UM SINAL DE ALARME.

Você deve buscar ajuda de um médico especialista assim que notar a presença de sangue nas fezes ou sangramento anal.

Se você fez colonoscopia e apareceu sangue nas fezes, fique tranquilo (a)! É comum que a parede do intestino sangre por conta do tubo utilizado no exame, em especial se for preciso remover pólipos. Se não parar em até dois dias, procure o médico.

Fique ainda mais alerta caso esse sintoma seja acompanhado de outros como dor abdominal, náuseas, vômitos, ardor na região anal, alterações de apetite, perda de peso e cheiro forte das fezes.

Se você tem histórico familiar de alguma das doenças citadas, tem mais de 45 anos, e ainda tem um familiar com antecedente de câncer de intestino, mais um motivo para não demorar na confirmação de qualquer diagnóstico.

Leia também sobre:

Saiba qual a melhor forma de tratar o problema


Quanto ao tratamento, é preciso considerar que o sangue nas fezes é um sintoma que pode indicar uma série de problemas de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

O diagnóstico mais preciso da causa do sangramento pode ser realizado por meio dos seguintes exames:

  • Colonoscopia
  • Anuscopia (realizado no consultório do coloproctologista)
  • Endoscopia digestiva alta
  • Cápsula endoscópica
  • Arteriografia visceral
  • Cintilografia

Feito o diagnóstico, o tratamento vai variar de acordo com a causa do problema e, por isso, é tão importante consultar um médico especialista de confiança!

Para quem tem prisão de ventre ou constipação, por exemplo, pode ser que a solução esteja apenas em fazer ajustes na alimentação introduzindo fibras.

Leia também sobre:

Para quem tem gastrite grave ou úlcera, a mudança no cardápio pode ser aliada ao tratamento do H. Pylori e medicamentos que bloqueiam o ácido do estômago.

Leia também sobre:

Agora se o problema for sangramento por hemorroidas, existem muitas opções de tratamentos medicamentosos e procedimentos eu podem ser realizados para resolver o sangramento anal.

Leia também sobre:

Como evitar sangue nas fezes

Se você chegou até aqui e prefere prevenir do que remediar, saiba que tem como evitar sangue nas fezes mantendo bons hábitos de vida.

Eles podem parecer clichê, mas é fato que colaboram para evitar uma série de problemas de saúde, inclusive esses. Olha só:

  • Cuide bem da sua alimentação, mantendo variação entre frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
  • As fibras e a ingestão de água são fundamentais e complementares para beneficiar o sistema digestivo. Então, beba pelo menos 2 litros de água por dia.
  • Evite fazer muito esforço na hora de evacuar, faça atividade física e durma bem.

Isso é tudo o que você precisa saber sobre sangue nas fezes. Aqui estão as principais causas, como evitar e possibilidades de tratamento.

Lembrando que só o médico especialista pode confirmar o diagnóstico com segurança e te recomendar o melhor tratamento.

Converse sempre com o seu médico e lembre-se de procurar avaliação com um profissional que realmente tenha o título de especialista em Coloproctologia conferido pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.


Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.