Hemorroidas são mais comuns em mulheres grávidas?

Hemorróidas sintomáticas são mais comuns em mulheres grávidas do que em mulheres não grávidas.

Porque as grávidas tem mais hemorroidas?

A Gravidez e o parto vaginal (parto normal) são fatores predisponentes bem estabelecidos para o desenvolvimento de hemorroidas nas mulheres. Isso acontece devido ao crescimento uterino que aumenta a pressão intra-abdominal, alterações hormonais e constipação (mais de 40% das mulheres grávidas são ou ficam constipadas).

Em que fase da gravidez aparecem mais hemorroidas?

 Mais de 30% das mulheres grávidas sofrem de hemorroidas no último trimestre da gravidez e no primeiro mês após o parto.

As hemorróidas externas trombosadas são mais frequentes durante o último trimestre da gravidez e imediatamente após o parto (8 e 20%, respectivamente).

Idade da grávida interfere nas hemorroidas?

A prevalência de hemorróidas sintomáticas em mulheres grávidas é maior com o aumento da idade e da paridade (número de partos).

Que medidas não medicamentosas podem auxiliar no alívio dos sintomas hemorroidarios  durante a gravidez?

 Pacientes com hemorroidas podem se beneficiar de banhos de assento para alívio dos sintomas.

É indicado operar hemorroidas na gravidez?

A realização de cirurgia para hemorroidas durante a gravidez deve ser evitada (apesar da literatura apontar baixo risco fetal na realização de procedimentos para tratamento de hemorroidas), devendo ser considerada somente em casos selecionados.

O tratamento com medicamentos auxilia nas hemorroidas da gravidez?

O tratamento clínico com banho de assento com água morna, medicamento tópicos como pomadas e cremes anestésicos, anti-inflamatórios e cicatrizantes resolvem os sintomas na grande maioria dos casos.

Regular o intestino auxilia a controlar as hemorroidas na gravidez?

É muito importante para o controle de sintomas de hemorroidas na gravidez a regulação do hábito intestinal, com evacuações de fezes não endurecidas, sem fazer esforço evacuatório e evitando evacuações prolongadas. Para isso é necessário que a gestante priorize alimentos ricos em fibras e aumente sua ingesta hídrica diária.

Devo procurar um especialista para avaliar as hemorroidas durante a gravidez?

A avaliação do coloproctologista é importante para melhor controle dos sintomas e para evitar complicações locais durante a gravidez ou após o parto.