O que é PROCTOLOGIA ou COLOPROCTOLOGIA? Qual sua especialidade?

O que é proctologia?

É a especialidade do médico coloproctologista ou também chamado de proctologista, que se dedica ao estudo e realiza tratamentos clínicos e cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto, canal anal e ânus. Portanto, é uma especialidade com uma atenção voltada para resolução de problemas intestinais e anais.

O coloproctologista trata das doenças benignas e malignas do intestino delgado, grosso e ânus. Realizam o exame físico proctológico com toque retal e exames como anuscopia, retossigmoidoscopia, ultrassonografia digestiva baixa e a colonoscopia. Descrevendo de forma mais detalhada esse especialista trata as seguintes doenças: hemorroidas, fissuras anais, plicomas anais, abcessos perianais ou anorretais, fístulas perianais ou anorretais, HPV anal (condilomas anais e perineais), lesões pós-cirúrgicas do ânus, prolapso retal, procidência retal, constipação, incontinência anal ou fecal, endometriose intestinal, tumores benignos e malignos do intestino grosso, do intestino delgado e do reto, distúrbios na evacuação, doenças do assoalho pélvico, doença diverticular do intestino, doenças inflamatórias intestinais, tais como retocolite ulcerativa inespecífica, colite indeterminada, colite microscópica e Doença de Crohn e cisto pilonidal. Além de dar orientações sobre prevenção do câncer de intestino e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Mas afinal, o que é Proctologia?

Uma dúvida frequente de muitos pacientes é uma confusão entre duas especialidades a coloproctologia e a urologia, especialmente em relação ao tratamento de doenças da próstata e câncer de próstata. O coloproctologista estuda e cuida das doenças relacionadas ao intestino delgado, intestino grosso, reto, canal anal e ânus; enquanto o urologista dedica-se aos tratamentos de patologias dos rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra e pênis. Dessa forma, quando houver necessidade de avaliação de patologias anais e intestinais deve-se procurar o coloproctologista.

Dr Fernando Bray é coloproctologista com título de especialista da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e é membro titular da mesma sociedade, realiza atendimentos no seu consultório: Prime Medical Office localizado na Rua Pamplona 145, cj1906. Contato: (11) 99999-1909; 3251-1012. Ou agende pela home.

Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.