Síndrome dos Intestino Irritável – O que é e orientações.

Você sabia que desconforto abdominal pode ser um sintoma da Síndrome do Intestino Irritável ou SII?

A SII é um dos problemas mais comuns que afetam os intestinos (grosso e delgado). Ela pode causar sintomas variados, mas os mais comuns são: dor no estômago, desconforto abdominal, flatulência (“gases”) e diarreia ou constipação, ou ambos. Também pode aparecer muco nas fezes.

A SII É UMA DOENÇA GRAVE?

Não, apenas um pequeno número de pessoas com SII tem sintomas graves. Ela não predispõe ao câncer, não causa desnutrição e nenhum outro problema grave.

A maioria das pessoas com SII experimenta momentos em que os sinais são piores e outros em que melhoram ou até desaparecem completamente.

O QUE PODE DESENCADEAR OS SINTOMAS?

Principalmente alguns tipos de alimentos (trigo, laticínios, frutas cítricas, bebidas gaseificadas) e estresse.

A SII TEM CURA?

A SII não tem cura, mas tem controle. O melhor é tentar encontrar maneiras de lidar com o estresse e, se necessário, existem medicamentos que aliviam os sintomas e são capazes de melhorar a qualidade de vida.

O QUE DEVO COMER?

Não existem alimentos específicos que possam ser consumidos, mas sabe-se que leite e derivados, glúten (trigo, centeio, aveia, malte e cevada), produtos com cafeína, alguns legumes, como alcachofra, cebolas, pimentões, brócolis, beterraba, couve-flor e pimentas, e também adoçantes (xilitol, sorbitol, mel etc.) e bebidas gaseificadas devem ser consumidos em menor quantidade ou evitados devido ao potencial de formação de gases que podem gerar sintomas de dor e distensão.

O QUE É SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma desordem gastrointestinal funcional caracterizada por dor, desconforto abdominal e alterações do hábito intestinal. Sensações de desconforto (inchaço), distensão e defecação desordenada são características geralmente associadas.

O impacto da SII varia em cada indivíduo. Em alguns casos, os sintomas característicos dessa síndrome podem comprometer a qualidade de vida e as atividades diárias do paciente.

Causas

As causas da SII são complexa e não bem esclarecidas. Um fator cada vez mais em destaque são as alterações da microbiota (flora) intestinal. Tais modificações desencadeiam uma série de consequências, com aumento da permeabilidade intestinal e das células inflamatórias na parede do intestino, alterações de motilidade e secreções intestinais e, principalmente, modificação da comunicação do intestino com o cérebro, o chamado eixo cérebro-intestino. O que explica como fatores psicológicos podem interferir nessa doença.

São identificáveis também alterações de sensibilidade intestinal, da densidade de várias substâncias neurotransmissoras (substâncias responsáveis pela comunicação dos nervos com o intestino) e mesmo o caráter autoimune.

Sintomas

O quadro sintomático não é específico da SII porque os sintomas podem se apresentar ocasionalmente em qualquer indivíduo. Para diferenciar a SII de sintomas intestinais passageiros, os especialistas têm ressaltado o caráter crônico e recorrente da SII e proposto critérios diagnósticos baseados na frequência de manifestação dos sintomas e sua duração.

O paciente pode apresentar dor abdominal e alteração da frequência e da consistência das fezes – diarreia ou constipação. Outros sintomas comuns podem incluir presença de muco nas fezes, sensação de evacuação incompleta, distensão abdominal e flatulência excessiva. De acordo com os tais sintomas, a SII pode ser classificada em alguns tipos:

  • com predominância de diarreia;
  • com predominância de constipação;
  • forma mista ou alternante;
  • forma indeterminada.

Pode ser comum pacientes com SII apresentarem queixas como dor no estômago, digestão lenta e náuseas.

Diagnóstico

Na prática clínica, em geral o especialista baseia o diagnóstico na avaliação do paciente como um todo e considera a presença de sintomas comuns da SII, como dor abdominal crônica ou recorrente e alterações do hábito intestinal (diarreia, constipação e alternância entre constipação e diarreia).

Tais sintomas podem ser agravados na presença de estresse e alimentação.

O diagnóstico é obtido pela história clínica do paciente, por exames de imagens e exames complementares que, quando solicitados pelo médico, permitirão abordar devidamente cada caso.

Com o objetivo de eliminar a presença de doença crônica, na maioria dos casos de SII simples ou em pacientes mais jovens, não é necessário nenhum teste nem exame adicional.

Tratamento

A estratégia terapêutica sempre será individualizada e estará embasada na natureza e gravidade dos sintomas clínicos – e no maior ou menor grau – que estejam afetando a qualidade de vida desses pacientes.

Agende sua consulta agora.

Obrigado. Em breve entraremos em contato.
Ops... Alguma coisa deu errada. Tente atualizar a página.